Moto Desert Adventure

Postado em 01 de Outubro de 2016 por Virando Mundo

Passou a primeira, passou a segunda e chegou a terceira!! Sim! A terceira grande viagem estava sendo programada. Fevereiro de 2015 seria mais um acontecimento importante em nossas vidas e mais lugares para a nossa lista.

Chegar ao Deserto do Atacama, passou então a ser nosso primeiro objetivo.

Árvore Perdida no Deserto - Chile

Saímos de Pelotas dia 29/01/2015 e em cinco dias já estávamos em nosso primeiro e tão sonhado destino.

Uma cidade minúscula em meio ao deserto imenso e que oferece tantas coisas para serem visitadas.

São Pedro de Atacama - Chile

Em um dia seria impossível conhecer tudo, então passamos por lá três dias e aproveitamos para conhecer o máximo que este lugar de cenário único tem para oferecer.

Todos os lugares que visitamos fomos com a nossa Gafanhoto (Moto).

Vale de la Luna - Atacama - Chile

Vale de la Muerte - Atacama - Chile

Geisers del Tátio - Atacama - Chile

Flamingo na Laguna Chaxa - Atacama - Chile

Laguna Tebenquiche - Atacama - Chile

Ojos del Salar - Atacama - Chile

Além de andar pelas redondezas para conhecer um pouco melhor a região, nessas idas e vindas podemos observar que em alguns lugares tinham "montinhos feitos de pedras".

Montinhos de Pedras - Atacama - Chile

Haviam algumas explicações: Uns diziam que eram marcações para as pessoas não se perderem no deserto, outros diziam ser sagrados ou também para deixar mantimentos para outros andarilhos...
Viajando e aprendendo!!! Logo, não podíamos seguir viagem sem deixar a nossa marca por lá também!!!

Nossa Marca - Vulcão Lincancabur - Chile

Como São Pedro de Atacama é uma cidade bem pequena, a noite seus bares, os mais variados possíveis, ficam lotados e podemos observar o quão grande é a diversidade de cultura... Era gente de tudo quanto é lado!!!

De fato, essa cidade deixou sua marca em nossos corações. Experiência mais que aprovada. No entanto, um arrependimento: Não termos acampado a noite em meio ao deserto! O céu de São Pedro de Atacama é espetacular. Mas, próximas oportunidades virão.

Seguindo viagem rumo a Bolívia, chegamos ao esplendoroso Salar de Uyuni, este lugar dispensa comentários... Como se estivéssemos nas nuvens. O maior deserto plano de sal do mundo! Só vendo! Sem palavras!

Salar de Uyuni - Bolívia

Não iríamos entrar com nossa moto em toda aquela imensidão de sal, mas... não resistimos e não nos arrependemos. Inclusive vemos o resultado disto até hoje, quando observamos as ferrugens... Mas, tudo são escolhas...

Não estava em nosso roteiro inicial, mas, como na estrada nada é 100% definido... Subimos mais um pouco e chegamos na tão temida Estrada de la Muerte, que fora construída por escravos paraguaios na época da guerra, hoje usada apenas como rota turística.

No início, ainda com muita neblina, começamos contando as cruzes que haviam na beira dos penhascos, mas, acabamos não dando conta...

Estrada de La Muerte - Bolívia

E, por sorte, depois o dia começou a clarear e aproveitamos a bela paisagem.

Descemos os mais de 50 km da Estrada de la Muerte e chegamos a cidade de Coroico onde passamos a noite e também aprendemos um pouco mais sobre a cultura boliviana.

E isso nos faz parar e pensar em como as coisas são diferentes quando chegamos a outro país e na Bolívia não foi diferente...

Mulher Indígena Andina Pastoreando Lhamas - Bolívia

E a viagem segue de vento em popa. Podemos afirmar que durante os 23 dias e mais de 8 mil quilômetros rodados nos 4 diferentes países, Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai:

Pegamos frio, aquele de ser necessário aquecer as mãos no motor quente da moto...
Calor, aquele de estar com o corpo molhado de suor por baixo das roupas da moto...
Dias lindos de sol...
Dias chuvosos...
Estradas boas...
Estradas bem, mas bem ruins como no Paraguai por exemplo.
Comemos comidas boas como também um arroz muito estranho e em lugares normais como também em baixo da placa da fronteira Argentina-Chile.
Fizemos fotos incríveis como também conhecemos lugares de beleza única...

Tudo isso faz parte de uma aventura e devemos aprender com cada detalhe. Pois o que fica são as histórias e experiências vividas.

Muitas pessoas dizem: Mas vocês são loucos! Andar tão longe e de moto, passar trabalho, correr tanto risco e etc, etc , etc...

Até podemos ser meio "louquinhos", mas somos realizados, pois esse tipo de experiência nos acompanha pela vida toda, é algo que ninguém nos tira!

Pena que ainda não é possível transmitir tudo isso tal e qual através de uma foto ou vídeo...

Então, o que achou dessa história? Quer saber mais e com detalhes?

Corre lá no Youtube e assiste a Playlist Moto Desert Adventure, tudo que aconteceu foi passado em vídeos pequenos e rapidinhos de se ver.
Lá, podemos compartilhar um pouco mais com vocês e contar como foram esses 23 dias de viagem.

Moto Desert Adventure 2015
  • 8.170 kms rodados, acampamentos e baixo custo.
  • Uma Aventura, uma Viagem de Moto com uma Ténéré 250 cc.
  • Iniciada em 29 de janeiro de 2015 com duração de 23 dias.
  • Passando por Argentina (Missões), Chile (Deserto do Atacama), Bolivia (Salar de Uyuni, La Paz, Estrada de La Muerte), Paraguai e muitos mais.